Solos saudáveis são a base para a produção de alimentos saudáveis

De fato, a qualidade do solo está diretamente ligada à qualidade e à quantidade de alimentos. Solos saudáveis são a base de nosso sistema alimentício, já que são a base para a agricultura e o meio em que quase todas as plantas que consumimos crescem. Solos saudáveis produzem colheitas saudáveis, tanto para a nutrição de pessoas quanto de animais.

Solos fornecem os nutrientes essenciais, água oxigênio, suporte para as raízes, tudo que as plantas precisam para crescerem e florescerem. Eles também servem para proteger as delicadas raízes das drásticas mudanças de temperatura.

Um solo saudável é um solo vivo

Um solo saudável é um vivo e dinâmico ecossistema, repleto de pequenos e microscópicos organismos que realizam diversas funções vitais, inclusive a conversão da matéria morta e apodrecida em nutrientes para as plantas. Entre suas funções também estão o controle de doenças, insetos, pragas e ervas-daninhas, a melhoria da estrutura do solo (que tem efeitos positivos na absorção da água e na capacidade de retenção de nutrientes) e, finalmente, na melhoria geral da produção agrícola. Um solo saudável também ajuda a mitigar as mudanças climáticas por manter ou aumentar os teores de carbono naturais.

Por que a matéria orgânica do solo é tão importante?

O produto da decomposição biológica, ou seja, a matéria orgânica, afeta as propriedades físicas e químicas do solo, sendo responsável por sua saúde geral. A composição e a taxa de degradação afetam a estrutura do solo e a porosidade, a taxa de infiltração das água e a capacidade de retenção do solo, a atividade e a diversidade biológica dos organismos do solo e, por fim, a quantidade e a qualidade dos nutrientes nas plantas.

Continue lendo